Simões Filho sediará a 53ª Regata Aratu – Maragogipe com a participação dos melhores velejadores brasileiros e internacionais

1320

Simões Filho – Bahia: A Regata Aratu-Maragojipe completa em 2022 a sua 53ª edição. É considerada a maior regata-percurso do Brasil e um dos maiores eventos do Iatismo da América Latina. É reconhecido também como o maior evento de Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos.

SIMÕES FILHO

Joel Cerqueira, secretário municipal de Turismo, em entrevista exclusiva, ao Redação Nacional, fala da importância da Regata Aratú – Maragogipe, e aborda outros temas referentes ao trade do turismo na cidade…

 

 

 

Surgiu em 1969, ainda com o nome de “Regata de São Bartolomeu”, em homenagem ao santo padroeiro da cidade de Maragojipe, e tinha como embarcações participantes apenas Saveiros e Escunas à Vela.

Com o passar do tempo, em função do seu percurso, passou a se chamar Regata Aratu-Maragojipe, pois parte da Baía de Aratu (Simões Filho) e tem como destino final a cidade de Maragojipe.

Ao longo de 53 anos de história a regata cresceu tornando-se conhecida em todo o Brasil e até mesmo fora dele. Nas últimas edições o evento tem contado com a participação de centenas de velejadores, onde, em média, 20% originam-se de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Recife e Alagoas. Embarcações da França, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina e Estados Unidos também já participaram do evento.

NAVEGADORES

Navegadores conhecidos internacionalmente como Lars Grael, Torben Grael, Aleixo Belov, Julio Esteves, Izabel Pimentel, Kan Chuh, dentre outros, participam ou já participaram dessa tradicional regata.

Em 2022, o Aratu Iate Clube, entidade que promove o evento estima a participação de 200 veleiros de oceano e mais de 1.200 velejadores, de 08 estados do Brasil e ainda exterior.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento envolve uma “Feira Náutica de produtos novos e usados” a ser realizada no dia 20 de Agosto, sábado, durante todo o dia, na sede do Aratu Iate Clube, seguida no dia 25 de agosto, as 18 horas, da “Reunião de Comandantes” onde são discutidos os aspectos técnicos da regata.

No dia 26 de agosto, sexta-feira, a partir das 19 horas, acontece a Cerimônia de Abertura do evento, também na sede do Aratu Iate Clube, em Simões Filho, com a presença de autoridades, imprensa, patrocinadores e comunidade náutica.

No dia 27 de agosto, sábado, será realizada a largada na tradicional Regata Aratu-Maragojipe nas águas próximas à Ilha de Maré, de onde partem as embarcações rumo a cidade de Maragojipe, passando por belas localidades como Ilha dos Frades, Ilha de Itaparica, Reserva Ambiental da Ilha do Medo, Barra do Paraguaçu e Ilha do Francês.

É reconhecida por seus participantes como um dos mais belos percursos de regatas no Brasil, pois contempla a navegação no paradisíaco mar da Baía de Todos os Santos e nas águas calmas e doces do Rio Paraguaçu, com suas construções seculares e rica história.

A REGATA ARATU-MARAGOJIPE 53 ANOS transcende em muito os aspectos desportivos…é muito mais do que isso. Envolve em um só momento Turismo Náutico, Cultura, Religiosidade, História e Gastronomia.

Durante a sua realização um verdadeiro “cortejo náutico” se forma em torno dela, com centenas de lanchas, escunas, jet skis, além de ter como especiais convidados os tradicionais SAVEIROS VELA DE IÇAR e CANOAS À VELA, história viva da Bahia, e que deixam ainda mais belas as águas por onde navegam.

RECEPTIVO

Ao chegarem à cidade de Maragojipe, os velejadores serão recebidos pelo Prefeito Valnício Armede e pelo Secretário de Cultura e Turismo de Maragojipe Francisco Gomes (Chiquinho), que prometem um grande receptivo e uma animada festa de premiação.

A Regata Aratu-Maragojipe 53 anos é uma realização do Aratu Iate Clube, sob o comando do Comodoro Pedro Mutti,  tendo o apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA), apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia e Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).

Tem o apoio da Prefeitura de Maragojipe, do ICMBio e da Reserva Extrativista Baía do Iguape e o apoio de mídia da Tribuna da Bahia, Revista Lets Go Bahia, Programa A Bordo (Rádio Metrópole FM), Bahia Marina e Site Mar Bahia
Conta com o patrocínio master do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo e especial patrocínio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, Embasa e Magma Yachts.

Fonte: Com informações ASCOM – GOVBA 

           Secretária Municipal de Turismo – Simões Filho

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”