Simões Filho: Eduardo Alencar, faz referências aos emancipadores e parabeniza a cidade pelos 60 anos de emancipação

O deputado Eduardo Alencar (PSD) parabenizou Simões Filho pela passagem do 60º aniversário de emancipação política e administrativa do município, a ser comemorado no próximo domingo (7). Na moção de congratulações que protocolou na Assembleia Legislativa, ele rememorou a história da cidade que, originalmente, integrava o Recôncavo da Bahia.

No documento, Alencar contou que, ainda no século XVII, se instalaram na localidade os engenhos produtores de cana-de-açúcar. O município foi criado a partir da emancipação do então distrito soteropolitano de Água Cumprida, com a sua denominação atual, em 1961. Seu nome homenageia o jornalista e político Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A Tarde.

A emancipação foi fruto do pleito da comunidade e das atuações dos emancipadores Walter José Tolentino, Álvarez, Altamirando de Araújo Ramos, Noêmia Meireles Ramos, professora Maria Chaves, padre Luiz Palmeira e Inocêncio Antônio da Rocha. Integrando a Região Metropolitana de Salvador em 1973, por lei federal, recebeu a instalação de diversas indústrias através do Centro Industrial de Aratu (CIA) e do Polo Industrial de Camaçari, como sendo os dois marcos mais importantes para a economia local.

A atividade agropecuária com baixa produtividade também se faz presente no município, destacando-se o cultivo de banana, coco da Bahia, cacau, manga, goiaba, laranja, pimenta do reino, criação de bovinos, suínos e ovinos. Segundo Eduardo Alencar, o Índice de Desenvolvimento Econômico (IDE) aponta Simões Filho como a quinta economia baiana.

Ao parabenizar o município e sua população, o parlamentar desejou progresso “e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade”.

Fonte: Ascom -ALBA

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.