Saúde: Município da RMS, entrega a 1ª Câmara Hiperbárica para atendimento SUS da Bahia

A Prefeitura de Candeias, município localizado na RMS – Região Metropolitana de Salvador, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, entregou na manhã desta quarta-feira (17/08), o Centro Especializado em Tratamento de feridas- Curar.

O equipamento é o primeiro da rede pública da região a contar com uma Câmara Hiperbárica, que acelera o processo de cicatrização através do processo de oxigenoterapia.
A entrega da clínica faz parte das comemorações aos 64 anos de emancipação política da cidade.

O objetivo do curativo especial é a proteção da ferida, prevenção de infecção em caso de fechamento e facilitação do processo de cicatrização.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, a clínica contará com médicos especialistas em angiologia/cirurgia vascular, endocrinologia, infectologia, nutrição, psicologia, dentre outros, além do cuidado com feridas crônicas ampliado e potencializado.

A gente oferece hoje ao paciente que tem uma ferida crônica o que existe de mais moderno para esse tipo de tratamento. Eu ouso dizer que hoje não tem, na Bahia, um serviço público que ofereça oxigenoterapia para a população pelo SUS”, informou o  secretário municipal de Saúde.


O prefeito do município, Dr. Pitágoras Ibiapina, (PP), disse que o equipamento também propiciará um atendimento humanizado, colaborando na elevação da autoestima dos pacientes que estão em fase de tratamento  das feridas crônicas…

Os pacientes se sentem inferiorizadas, com o sentimento de vergonha de si mesmo. Lembro do caso de uma senhora que não tomava banho, de chuveiro, há aproximadamente, 30 anos por causa das feridas, e com os curativos especiais que o município adquiriu, ela enfim, pode voltar a ter a o prazer e dignidade de banhar-se normalmente. É simples para nós, mas para ela era tudo”, contou.

Os pacientes que têm indicação são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, para tratamento de úlceras e feridas crônicas, sobretudo as provenientes de doenças vasculares e diabetes. 

A vice-prefeita, Marivalda Silva, (PT), vereadores, secretários e profissionais de saúde também participaram do cerimonial de entrega à população da unidade do Centro Especializado em Tratamento de feridas- Curar . A clínica funcionará de segunda a sexta das 08 às 17h, está localizada no Shopping de Candeias, as margens da BA 522.

CÂMARA HIPERBÁRICA

A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada indicada para auxiliar e acelerar o processo de cicatrização de feridas agudas ou crônicas. Na região, este tratamento é oferecido somente pela rede particular.

Fonte: ASCOM – PMC

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.