Respiradores: Prefeito Dr. Pitágoras, primeira dama, são alvos de operação Polícia Federal

567

CANDEIAS – BAHIA: Agentes da Polícia Federal (PF) , estiveram desde as primeiras horas da manhã, desta sexta-feira (11), em  operação, na cidade de Candeias,  que integra aRMS – Região Metropolitana de Salvador. No cumprimento de  Mandados de busca  no endereço onde está localizada a casa do prefeito, Dr. Pitágoras Alves Ibiapina, (PP). Outro endereço que faz parte da operação  e a Secretaria Municipal de Saúde .

PREJUÍZO

Os valores contratados, pela Prefeitura de Candeias, estão muito acima do valor de mercado, causando prejuízo aos cofres públicos, cada equipamento tinha sobre preço aproximado de 100 Mil Reais à mais.

DR. PITAGÓRAS

A ASCOM da Prefeitura de Candeias, afirma que a Polícia Federal está no encalço da primeira dama do município, Soraia Cabral então Secretária de Saúde, responsável pela dispensa de licitação que causou o sobre preço, nos valores dos equipamentos, com fortes indícios de fraude no processo.

 

POSSIVEIS IRREGULARIDADES:

O KNAI  – Não possui relação com os equipamentos fornecidos. A empresa é de revenda de automóveis.

Falsa cotação de preços, com indícios de simulação;

Dispensa de Licitação e todo processo de  contratação da empresa vencedora, foi realizada em tempo recorde 24 horas. E, a mesma empresa, ganhou o direito de ser fornecedora de Máscaras.

RESPIRADORES

Trata-se do desdobramentos das investigações que apuram supostos desvios de Recursos Públicos, enviados pelo Ministério da Saúde, para compra e aquisição de RESPIRADORES, o processo de compra tem forte indícios de irregularidades, sem licitação, compra realizada em 2020, informações que constam no processo de investigação chegam a conclusão de custos elevados, na casa de R$ 175 Mil ao erário municipal, com gasto superior à 1,4 Milhões de Reais.

POLÍCIA FDEDERAL – ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

Além da visita à família Ibiapina, agentes da Polícia Federal cumprem, simultaneamente, ações referente a terceiro mandado de busca além de Candeias, foram cumpridos em Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé, sendo que dois mandados estão em operação em São Paulo, Espírito Santo do Pinhal, ambas cidades no estado de São Paulo. Todos os investigados, desta manhã, serão acusados pelos crimes de fraude à licitação e peculato – que é o desvio de dinheiro público para aproveitamento próprio.

Fonte: Redação Nacional  – Com informações PF.

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”