Região Sisaleira: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, UBAM-BA, coordena projeto de instalação de Usina de Reciclagem

1779

MEIO AMBIENTE: Depois de 12 anos de espera, o Brasil terá uma estratégia para tratamento do lixo. Foi publicado nesta quinta-feira (14) no “Diário Oficial da União” um decreto com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O texto estabelece que, até 2040, metade de todo o lixo produzido deverá ser reaproveitado de alguma forma.

O Brasil soma mais de 214 milhões de habitantes. O consumo nacional gera, por ano, cerca de 82,5 milhões de toneladas de lixo. E muito pouco ainda é reciclado, recuperado.

A lei que criou os caminhos para melhorar a gestão dos resíduos sólidos é de 2010, mas precisava ser regulamentada. Depois de 12 anos de espera, foi aprovado e publicado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O plano mantém a determinação para acabar com um dos maiores problemas na gestão dos resíduos no Brasil: os lixões.

De acordo com a Associação Brasileia de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, quase 40% dos resíduos no Brasil continuam sendo destinados aos lixões a céu aberto. Mais de 30 milhões de toneladas de lixo por ano ficam nessas condições, nos mais de 3 mil lixões ainda ativos.

UBAM – BAHIA

Ciente da complexidade do problema, a UBAM – União Brasileira de Apoio aos Municípios, na Bahia, através de ação coordenada pelo presidente, Denival Gonsalves, após  estudos de viabilidade técnica, com parceiros e prefeitos de vários municípios, reunidos em micro regiões, para adequar-se ao novo marco do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Com a instalação das Usinas de Tratamento, estaremos contribuindo para um manejo do LIXO, de forma a acabar, definitivamente, com os LIXÕES, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida nos municípios Baianos. melhorando a qualidade do Ar, e encerrando o risco de poluição dos rios, e lençóis freáticos, atendendo com êxito as determinações das autoridades ambientais. 

Trata-se de mais uma contribuição da UBAM – União Brasileira de Apoio aos Municípios, sucursal Bahia. Já estamos avaliando a topografia da Fazenda Santa Fé, local aprovado para a construção da maior Usina de Reciclagem a ser implantada no  Estado da Bahia, no município de Valente. Presidente da UBAM-BAHIA, Denival Gonsalves, com a equipe técnica do empresário e Prefeito do Município, Sr. Ubaldino Amaral de Oliveira, a cidade de Valente, será a sede do  consórcio formado 11 prefeituras da Micro Região do Sisal, no estado da Bahia.

Fonte & Fotos: ASCOM – UBAM – BAHIA – FOTO DE CAPA: Vem Ver Cidade

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui