RACHADINHAS: Fabricio Queiroz, suposto operador do esquema das “Rachadinhas” presente nas manifestações

1152

FABRÍCIO QUEIROZ: Amigo de Jair Bolsonaro, desde a década de 1980, quando se conheceram no Exército, Fabrício Queiroz denunciado como operador do esquema das “rachadinhas” do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) compartilhou nas últimas horas diversas imagens das manifestações bolsonaristas. Em uma, aparece de camisa do Brasil ao lado do filho Felipe.

Além da foto no carro, que indica que estava a caminho do ato, o ex-assessor do filho do presidente já havia compartilhado um vídeo da invasão da noite de segunda-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Na legenda, comemorou a ação: “Vap! Vap !!!”

Queiroz já havia comparecido a uma manifestação bolsonarista no dia 1º de maio. Antes de ganhar liberdade – via Superior Tribunal de Justiça (STJ) -, o amigo de Bolsonaro estava em prisão domiciliar, também após decisão daquela Corte o retirar da cadeia. Curiosamente, um dos principais motes dos atos desta terça é o ataque ao Judiciário.

Autorizada em junho de 2020 pela Justiça do Rio, a prisão preventiva foi solicitada pelo Ministério Público. Tinha como justificativa a suposta tentativa do ex-assessor de atrapalhar as investigações.

Na denúncia do MP, que chegaria cinco meses depois, ele é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa por supostamente operar os desvios de salários de assessores “fantasmas”.

As publicações bolsonaristas têm sido recorrentes no Instagram do policial da reserva. Na semana passada, por exemplo, divulgou que uma amiga estava vendendo bonés com os dizeres “Bolsonaro 2022”. E se colocou como intermediário das vendas: “Interessado fazer contato no privado.”

PRISÃO

Um homem foi preso portando uma faca e um soco inglês em Copacabana. De acordo com a Operação Segurança Presente, a prisão ocorreu na Rua Bolívar, transversal da Avenida Atlântica, famosa via da orla, próximo de onde os manifestantes favoráveis a Bolsonaro se concentraram para o ato.

“Policiais do Copacabana Presente prenderam em flagrante um homem que portava uma faca, um soco inglês e materiais utilizados para fabricar coquetel molotov”, diz a nota da assessoria de imprensa do Segurança Presente, numa referência à bomba caseira, tipicamente fabricada com uso de pequena garrafa de vidro e gasolina.

Ainda conforme a nota, os agentes suspeitaram do homem porque ele estava “com um grande volume na roupa”. “Após a abordagem flagraram os objetos, além de uma máscara de (pintor espanhol) Salvador Dalí”, diz o texto. Ele foi levado para a 13ª (Ipanema).

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), por conta da manifestação, a Avenida Atlântica segue interditada (pista junto aos prédios) no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e Rua Miguel Lemos. Acessos bloqueados nas ruas Júlio de Castilhos, Francisco Sá, Sá Ferreira e Miguel Lemos. A CET-Rio, Guarda Municipal e Polícia Militar estão no local.
Fonte: Agência Estado 

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”