Simões Filho: Situação do Coronavírus, ASCOM-PMSF envia esclarecimentos à população

68

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de Simões Filho vem a público, nesta quinta-feira (19/03), esclarecer que, até o momento, não há casos de Coronavírus registrados no município.

A Vigilância Epidemiológica, órgão responsável pelo monitoramento, ao fim da tarde de ontem (18/03), esteve com dois casos em investigação como suspeitos do COVID-19. O primeiro foi descartado após critérios clínicos e o segundo, por ser paciente sintomático que teve contato com indivíduo de área com casos positivos, foi realizada a coleta de amostra para envio ao Laboratório Central do Estado, que deve retornar com os resultados nos próximos dias.

O poder público municipal segue trabalhando no enfrentamento ao Covid-19. Todas as equipes estão capacitadas e a postos para iniciar a investigação de qualquer caso suspeito que venha surgir. Uma unidade com leitos de retaguarda para pacientes sintomáticos respiratórios com maior gravidade será implantada, e ações de conscientização e prevenção acontecerão em pontos estratégicos, como Mercado Municipal, pontos de ônibus e centros comerciais.

A Secretaria de Saúde enfatiza que é importante adotar hábitos de prevenção contra o coronavírus (COVID-19):
– Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou álcool gel 70%;
– Cobrir nariz e boca com a dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
– Evitar aglomerações se estiver com sinais de gripe (tosse, febre ou coriza);
– use máscara se estiver com tosse, febre ou coriza;
– Limpar com álcool 70% ou água sanitária as bancadas e superfícies;
– Procure um serviço de emergência se estiver com sinais de desconforto respiratório.

Os munícipes com sintomas ainda podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS), através do número 3296-1704 ou 98546-5909. Nota do Redação: O conteúdo acima, produzido pela ASCOM-PMSF, não veio como comunicação oficial, ou seja, papel timbrado e assinatura das autoridades. Faltou, em nossa avaliação, assinatura do Sr. Prefeito, Diógenes Tolentino de Oliveira e da Sra. Iridan Brasileiro – Secretária Municipal de Saúde. Pois, por tratar-se de informações, sobre tema tão sensível à toda população, da cidade de Simões Filho, RMS, as autoridades e suas assessorias deveriam atentar para esses detalhes que ultrapassam o protocolo, e dariam a legitimidade que o tema exige. Romário dos Santos Editor Chefe Redação Nacional “O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.” Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.