‘Ponte de Londres caiu’: Confira quais as ações e cerimonial relacionados ao dia da morte da Rainha Elizabeth

484

LONDRES: O plano de ação para o dia da morte da Rainha Elizabeth já estava pronto bem antes da saúde da monarca começar a piorar. A monarca faleceu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos de idade.

O site britânico Politico relatou, em setembro de 2021, detalhes da Operação Ponte de Londres, o codinome do plano do governo do Reino Unido para quando a Rainha morrer. A “Operação London Bridge” é acionada se ela morrer em Londres, enquanto a “Operação Union” é acionada se ela morresse na Escócia, onde ela se encontra atualmente. Haverá 10 dias de atividade desde a morte da Rainha até o seu funeral.

A Primeira Ministra Liz Truss, que foi recebida pela Rainha no início desta semana, e seu Gabinete se encontrará com o caixão da Rainha na estação St. Pancras. O Príncipe Charles, que é o primeiro na fila para o trono e, nesse momento, Rei, fará um tour pelo Reino Unido na véspera do funeral da Rainha.

Imediatamente após a morte da Rainha (esse dia é referido como “Dia D”), o primeiro-ministro será informado pelo secretário particular da Rainha. Alguns dos mais altos ministros e funcionários também serão informados antes que o público em geral seja informado através de uma “notificação oficial” do Palácio.

Ceremonialmente, as bandeiras em Whitehall serão baixadas para meio mastro. O website da família real mudará para uma página negra com a declaração anunciando a morte da Rainha. A família real anunciará os planos para seu funeral, que, segundo Politico, deverá ser realizado 10 dias após sua morte.

O Príncipe Charles, agora Rei, entregará uma transmissão para o Reino Unido naquela noite, às 18 horas, horário local. Um serviço de lembrança também será realizado na Catedral de St. Paul naquela noite.

O DIA SEGUINTE

Charles será proclamado como o novo soberano. Os negócios parlamentares no Reino Unido serão suspensos por 10 dias.

DOIS DIAS DEPOIS:

O Primeiro Ministro se reunirá com o caixão da Rainha. Se a Rainha falecer em Balmoral, será decretada a “Operação União”, por Politico, o que significa que seu corpo viajará para Londres de trem real, se possível. Se isso não for possível, a “Operação Overstudy” acontecerá em seu lugar, e seu caixão viajará de avião.

TERCEIRO E QUARTO DIA APÓS O ÓBITO:

O Rei Charles começará sua viagem pelo Reino Unido.

No quarto dia, será realizado um ensaio para a procissão do caixão da Rainha do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster.

No quinto dia:
A procissão do caixão da Rainha do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster acontecerá, terminando com um serviço no Salão de Westminster.

DO SEXTO DIA ATÉ O FUNERAL:

O caixão da Rainha permanecerá no Palácio de Westminster por três dias, onde o público poderá visitar e prestar suas homenagens.

No sexto dia, será realizado o ensaio do cortejo fúnebre estadual.

Outros chefes de Estado do exterior chegarão para o funeral. O dia do funeral, de acordo com a publicação, será um “Dia de Luto Nacional”, algo que o primeiro ministro e a rainha concordaram em fazer antes. O dia será tratado como um feriado bancário, mas se cair em um feriado bancário ou fim de semana já existente, nenhum dia extra será dado. Os empregadores não serão ordenados a dar um dia de folga a seus funcionários.

NO DIA DO FUNERAL:

O funeral será realizado na Abadia de Westminster, com um silêncio de dois minutos em todo o Reino Unido sendo planejado ao meio-dia. Um serviço de compromisso será realizado na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, com a Rainha sendo finalmente enterrada na Capela Memorial do Rei George VI dentro do castelo.

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”