Maternidade Frei Justo: Profissionais da unidade passam por capacitação em Reanimação Neonatal

Como forma de intensificar os cuidados neonatais e garantir um atendimento de excelência à população, médicos, enfermeiros e demais integrantes da equipe assistencial que atuam na maternidade Frei Justo, em Seabra, foram capacitados durante mais uma edição do curso Reanimação Neonatal.

A iniciativa da Fundação Fabamed, que é a responsável pela gestão da unidade estadual, é certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e habilita toda a equipe profissional da unidade a realizar os procedimentos adequados durante o nascimento.Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, no Brasil, a cada duas horas um recém-nascido morre nos seis primeiros dias de vida por não ter o atendimento adequado, o que mostra a importância dos primeiros procedimentos realizados nos bebês. No mundo, por ano, 1,15 milhão de recém-nascidos são  acometidos por asfixia perinatal, sendo a doença a terceira causa mais comum de óbito neonatal e principal causa de crise convulsiva em neonatos.Médica neonatologista e vice coordenadora regional de reanimação neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Iandira da Luz foi a responsável por ministrar o treinamento para os profissionais da unidade. “Esse curso é fundamento para o primeiro atendimento ao recém-nascido. Ao nascer, o bebê tem que respirar. Dos bebês maiores ou iguais aos nascidos com 34 semanas, 10% precisam de ajuda para começar essa respiração. Dos bebês menores, cerca de 60% precisam dessa ajuda. Então, é fundamental que todos os profissionais que atendem o bebê estejam treinadas”, explica.A especialista destaca ainda que a ação capacitou não só médicos, mas também enfermeiros e toda a equipe técnica da unidade. “Todo o treinamento é feito para que esse passo a passo seja feito e que a assistência seja plena. O treinamento teve toda a parte teórica e prática para que essas pessoas sejam aptas a atender esses casos”, conclui.Maternidade Frei JustoCom investimento do Governo da Bahia superior a R$ 17 milhões entre obras e equipamentos, a Maternidade Frei Justo Venture é referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina. A unidade possui 35 leitos distribuídos entre obstétricos (12), gestação de alto risco (8) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional (15). Há um mês inaugurada, a maternidade já realizou 82 partos.

 

 

Fonte: Ascom – Fabamed

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.