Marte: Após 4 minutos fogute Starship,  explode mesmo com decolagem bem-sucedida

Viagem à Marte: A SpaceX conseguiu lançar o foguete Starship nesta quinta, 20, mas quatro minutos depois da decolagem, o foguete explodiu no ar – ele estava a 29 km de altitude. Ainda não há informações sobre o que gerou a explosão, mas a SpaceX afirmou que houve uma separação imprevista.

Foto: Divulgação – SpaceX

Faltando 1 minuto para a abertura da janela, o diretor de voo pausou a contagem para a decolagem após um problema de pressurização, que supostamente foi resolvido. Às 10h33 o foguete voou: dos 33 motores do foguete, 5 falharam. A trajetória do foguete parecia estar em espiral até que finalmente explodiu. Veja abaixo.

Na transmissão oficial, a equipe da SpaceX foi vista comemorando apesar do final inesperado. A equipe comemorou a coleta de dados resultante da decolagem do foguete. Esse era o primeiro teste integrado entre o Super Heavy, um lançador gigante com 33 motores, e o Starship — mesmo com a decolagem sem cerca de três motores em funcionamento, a estrutura foi capaz de ganhar altitude.

Starship explodiu 4 minutos após a decolagem
          Starship explodiu 4 minutos após a decolagem  Foto: SpaceX/Reuters

A SpaceX comentou na sequência a explosão. Em um dos tuítes, a companhia disse: “Com um teste como esse, o sucesso está naquilo que aprendemos, e o teste de hoje vai nos ajudar a melhorar confiabilidade da Starship, enquanto a SpaceX busca tornar a vida multi-planetária”.

Fonte: Agência Estado

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.