LUTO: A  Bahia chora a morte,  aos  77 anos de   Gal Costa

Morreu nesta quarta-feira (9) a artista brasileira Gal Costa aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista e a causa da morte é desconhecida.

A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora.

Gal Costa havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

RELEMBRE A CARREIRA

Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida nacionalmente como Gal Costa, nasceu em Salvador no dia 26 de setembro de 1945.

Ela iniciou a carreira na década de 1960, junto com os grandes amigos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé.

Em 1964, ela estreou no espetáculo “Nós, Por Exemplo”, na inauguração de um teatro em Salvador. Não demorou para que a cantora se tornasse um dos maiores sucessos da época.

Com uma voz potente, ela conseguiu gravar o primeiro LP em 1967. “Coração Vagabundo”, de Caetano, foi o grande destaque do disco.

Gal também fez parte da Tropicália, movimento artístico que surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil. Ela foi uma das grandes vozes da época.

Em 1971, gravou um dos seus maiores discos “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”. O show foi muito aclamado na época, e até hoje muito lembrado pelos fãs.

“Sua Estupidez”, “Vapor Barato”, “Pérola Negra”, “Como Dois e Dois”, são algumas canções que fazem parte do disco muito bem rankeado na crítica.

Gal não deixava os fãs sem discos novos, e o último foi gravado em 2021. “Nenhuma Dor” contou com a participação de novos artistas da MPB.

Com uma vida pessoal discreta, pouco se sabe sobre os relacionamentos passados da cantora. Em 2007, ela adotou o único filho, Gabriel. Eles moraram juntos desde 2014 em São Paulo, no bairro dos Jardins.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.