Eleições, 2022: Lideranças Progressistas,na Bahia, querem voltar para base PT e apoiar Jerônimo Rodrigues

1026

Eleições, 2022, Bahia: A antiga composição do “tripé” que dava sustentação ao governo de Rui Costa (PT) – formado por PT, PSD e PP – pode estar próxima de voltar a ser realidade, ao menos com alguns quadros do Progressistas da Bahia que podem fazer o caminho de volta ao antigo grupo de aliados. Isso porque integrantes do PP teriam ficados insatisfeitos com o resultado do primeiro turno na eleição para o Governo do Estado, quando Jerônimo Rodrigues (PT) venceu ACM Neto (União) e a disputa foi encaminhada para segundo turno.

Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que pelo menos dois políticos de peso já estão articulando o retorno e angariando apoio para enfraquecer a liderança de João Leão, atual presidente do PP baiano. O vice-governador da Bahia, eleito deputado federal no último domingo (2), teria marcado um encontro com figuras progressistas em sua casa para colocar “os pingos nos is” depois da eleição. A movimentação foi respondida com uma tentativa de “boicote” por parte de membros importantes do partido.

A movimentação também tem dedo do governador Rui Costa (PT), que teria procurado quadros do PP com votação expressiva e com maior potencial de adesão ao novo desenho. Essa ala foi, inclusive, resistente à migração do apoio a Neto meses atrás.

O rompimento do PP com os petistas aconteceu em março desse ano após Leão não ver ser cumprido uma suposta sinalização de que ficaria no governo por nove meses, com a possível renúncia de Rui para ser candidato ao Senado

 

Fonte: Bahia Notícias

 

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”