Conferência das Cidades: Travessa Minas Gerais, moradores convivem com ratos, baratas e acusam ineficiência da prefeitura

3262

SANEAMENTO BÁSICO: A cidade de Simões Filho, tem uma das maiores arrecadações dentre os 417 municípios que formam o Estado da Bahia, é top 10 no ranking arrecadatório.

Entretanto, a realidade vivida pela população, não combina com o ranking, fazendo cada vez mais sentido a celebre afirmação do ex-governador Otávio Mangabeira… “Pense em um absurdo, tem precedente na Bahia.”

Simões Filho realizou, ontem a abertura da 5ª Conferência Municipal da Cidades, evento amplamente divulgado como afirmação das conquistas alcançadas pela atual administração, dita, Boa Terra Boa Gente…

TRAVESSA MINAS GERAIS – QUADRA 8

Os moradores da Travessa Minas Gerais, Bairro: CIA I, Quadra 8, aguardam a mais de 2 anos, soluções para correção de erro estrutural em obra, realizada pela CONDER / Prefeitura de Simões Filho, já na execução das intervenções os moradores começaram a contabilizar prejuízos, e terem contato com Ratos, Baratas, Mal cheiro e a cada temporada de chuva as inundações e prejuízos voltam a atormentar as famílias.

 Fotos: RedaçãoNacional – 26.04.2021

A Equipe de jornalismo, do Redação Nacional, acompanhou o vereador Joel Cerqueira, em 2021, quando a população à época contabilizava, mais uma vez os prejuízos e através de mutirão buscavam reparar os danos causado pela chuva.

SESP

Hoje, 25 de Maio, 2023, morador da Travessa Minas Gerais, solicitou SOCORRO, ao Redação Nacional. “Alguém precisa nos ajudar… A nossa situação é de abandono. CONDER e Prefeitura de Simões Filho viraram as costas para o problema. Nós, moradores, não suportamos mais conviver em meio às Ratazanas, Baratas, mal cheiro… Passamos a situação para o secretário Neco, e ele nada resolve, nem ao menos uma posição. E ainda vimos propaganda sobre Conferência das Cidades, será que vem uma comitiva aqui ver a nossa situação…”, foi o desabafo enviado, via ZAP, ao Redação Nacional.

Juntamente com essa dramática solicitação, vieram as fotos abaixo;

PENSE EM UM ABSURDO, TAMBÉM EM SIMÕES FILHO TEM PROCEDENTE

No texto de apresentação da referida Conferência Municipal das Cidades, descreve-se o ideal:

“Nesta edição, o encontro terá como tema: “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano”, e lema: “Unindo o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável! ”.  Durante o evento, estão previstos quatro eixos temáticos a serem debatidos: Acessibilidade e mobilidade urbana; Habitação e espaços públicos; Saneamento e resíduos sólidos; Gestão territorial e plano diretor municipal.

Vale salientar, que a atividade é de fundamental importância para a construção de políticas públicas de desenvolvimento urbano no município, tais como: uso e ocupação do solo, planejamento e gestão territorial, mobilidade urbana, habitação, saneamento e meio ambiente.”

Fica ao competente Secretário de Serviços Públicos, Manoel Almeida – Neco, ao líder do executivo, prefeito Diógenes Tolentino Oliveira – DINHA, o apelo dos moradores da Travessa Minas Gerais, que tal mesmo tardiamente, segui o exemplo proposto pela Conferência e, de fato, investir nas ações públicas de Saneamento Básico, tão necessário à cidade de Simões Filho… Repensar é preciso.

NOTA: Pauta, e conteúdo, foram repassados via ZAP, por morador local. Que será mantido no mais absoluto sigilo conforme determina o manual de jornalismo. Preservar, sob quaisquer aspectos a fonte da informação.

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”