APROVADO: Segundo pesquisa Ipespe o governo Lula tem 55% de aprovação

A aprovação do governo Lula cresceu quatro pontos percentuais e atingiu 55%, o maior índice desde o início do mandato, segundo um levantamento Febraban/Ipespe divulgado nesta quarta-feira 13. De acordo com a pesquisa, 59% dos brasileiros acreditam que o Brasil irá melhorar até o fim de 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) tem a melhor avaliação desde o início de sua gestão, segundo levantamento do Ipespe.

38% desaprovam a gestão petista, dois pontos a menos que o registrado em junho. Também houve uma redução na parcela pessimista da população: a taxa caiu de 24% para 18% no período.

A percepção de que o Brasil está melhor que no ano passado aumentou: saiu de 41% em junho para 48% em agosto.

O maior índice de aprovação do governo Lula foi registrado no Nordeste (65%), entre entrevistados que possuem instrução até o ensino fundamental (60%), com renda mensal de dois salários mínimos (59%) e do sexo feminino (59%).

O levantamento ainda buscou saber qual é a percepção dos brasileiros sobre o Desenrola Brasil, iniciativa do governo federal para renegociar dívidas com a participação dos bancos. O índice de pessoas que conhecem o programa subiu de 45% em junho para renegociar dívidas com a participação dos bancos. O índice de pessoas que conhecem o programa subiu de 45% em junho para 70% em agosto.

A ampliação do conhecimento é seguida pelo interesse em aderir ao Desenrola: sete em cada dez (73%) entrevistados indicaram a possibilidade de participar do programa.

Confira também os principais focos de preocupação dos brasileiros, segundo a  pesquisa:

•  Saúde: atingiu 29% das menções entre os entrevistados;
•  Emprego e renda: ultrapassou um quarto das citações (27%);
•  Educação: mencionada por 15%;
•  Inflação e custo de vida: item prioritário para 8%;
•  Fome e pobreza: redução de 8% para 6% no período; 
•  redução de 8% para 6% no período; 
•  Corrupção: caiu de 6% para 4% das menções;

A pesquisa Radar Febraban foi realizada entre 28 de agosto e 1º de setembro, com 2 mil pessoas das cinco regiões do País. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95,5%.

Fontes: Carta Capital – Ipespe – Foto: Ascom_GOV_DF

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional. Compromisso com a verdade

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos. .”

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.