Anvisa estende prazo de validade de vacina adulta da Pfizer

62

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (10) a prorrogação do prazo de validade da vacina adulta da Pfizer de 12 meses para 15 meses. A ampliação vale inclusive para doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados.

Segundo a agência, há lotes no Brasil com validade de 9 meses e 12 meses. Assim, independentemente da data impressa na embalagem, as doses passam a ter validade de 15 meses. A Anvisa também autorizou o laboratório a importar novos lotes com prazo de validade inferior a 15 meses.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo em junho, o Ministério da Saúde contava com a ampliação do prazo de validade do imunizante. O pedido foi feito à Anvisa pelo fabricante. Em abril do ano passado, a agência autorizou que a validade passasse de 9 para 12 meses, tanto para a vacina adulta como para a pediátrica.

A decisão desta segunda-feira vale, no entanto, exclusivamente para a vacina adulta -de tampa roxa. Assim, a vacina pediátrica continua valendo por 12 meses, seja a de tampa laranja (que é destinada a crianças de 5 a 11 anos), seja a de tampa vinho (liberada para bebês de 6 meses a 4 anos de idade).

A diretoria colegiada levou em conta pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da agência, e ressaltou que os dados fornecidos pela Pfizer permitem rastrear e identificar a validade dos lotes já distribuídos.

"Esta aprovação visa a celeridade na oferta de vacinas à população brasileira. A empresa é responsável por manter as informações dos lotes e validades atualizadas junto ao Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos", afirmou em nota.

"Por fim, a Anvisa considera em todas às decisões que as vacinas são aprovadas após a avaliação técnica robusta e ter demonstração que os seus benefícios globais superam os seus riscos. As vacinas continuam sendo essenciais no combate a pandemia, especialmente, em prevenir doenças graves e morte."

A Pfizer disponibiliza informações sobre o prazo de validade dos lotes das vacinas adulta e pediátrica nos sites www.pfizer.com.br/ e www.comirnatyeducation.com.br/ (direcionado a profissionais de saúde). As pessoas também podem consultar as informações no serviço de atendimento ao consumidor Fale Pfizer, por meio do telefone 0800 770 1575.

Fonte: Notícias ao Minuto