“Alec Baldwin não tem culpa”‘, diz pai de diretora de fotografia morta durante gravação

Tragédia em Hollywood: O pai de Halyna Hutchins, diretora de fotografia que morreu após ser baleada dentro de um set de filmagens, disse no domingo (24) que não culpa Alec Baldwin pelo acidente.

O ator disparou uma arma, sem saber que estava carregada, e atingiu a cineasta de origem ucraniana e o diretor do filme, Joel Souza, que não corre risco de vida.

“Alec Baldwin não tem culpa, a responsabilidade é da equipe responsável pelos objetos de cena, que cuidam das armas”, disse Anatoly Androsovych em entrevista ao jornal britânico “The Sun”.

Anatoly disse ainda que o ator tem mantido contato constante com a família de Halyna. O ucraniano tenta chegar aos Estados Unidos para se despedir da filha e estar com o neto: “o menino foi bastante afetado, ele está perdido sem a mãe”.

A TRAGÉDIA: RUST

O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set do filme “Rust” na quinta-feira (21) no estado americano do Novo México, informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
Veja o que se sabe até agora sobre o acidente:
1. Quantas pessoas foram atingidas?
O gabinete do xerife do condado de Santa Fé confirmou que foram duas pessoas atingidas: “Os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”. Ela morreu e ele foi ferido no ombro.
Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set
Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set
2. Quem era Halyna Hutchins, diretora de fotografia que morreu baleada?
Halyna Hutchins nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Círculo Polar Ártico. Ela estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev, no seu país, e cinema, em Los Angeles, nos EUA. Hutchins chegou a trabalhar como jornalista investigativa em produções documentais na Europa.
Ela atuava como diretora de fotografia desde 2012 e já trabalhou em muitas produções de pequeno e médio porte ao longo da carreira, como curtas, produções para a TV e filmes em cargos como cineasta, diretora de fotografia, diretora, cameraman e até atriz. Ela atuou como diretora de fotografia em ‘Archenemy‘ (2020), ‘Blindfire‘ (2020) e ‘The Mad Hatter‘ (2021). Seu trabalho mais famoso foi ‘A Luv Tale: The Series’, exibida pla BET+ entre 2018 e 2021, e ‘Rust’ seria sua porta de entrada em grandes produções.
3. Os disparos foram dados durante a gravação do filme ou em ensaio?
O disparo aconteceu durante uma cena do filme “Rust”, segundo a polícia, mas ainda não se sabe se era um ensaio ou uma gravação. “Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”.
4. A arma era cenográfica ou de uso pessoal?
A arma era cenográfica, ou seja, uma arma que fazia parte das filmagens do filme, um faroeste. Não foram dados ainda mais detalhes sobre a arma. A produção do filme havia dito inicialmente que as balas eram de festim.
5. Há evidências de que os tiros foram acidentais ou intencionais?
A principal hipótese é de que foi um acidente. Um porta-voz de Baldwin disse que houve um acidente no set envolvendo uma falha com uma arma cenográfica, segundo a agência de notícias Associated Press.
Baldwin depôs e foi liberado, segundo o site Deadline. Uma foto do jornal local “Santa Fe New Mexican” mostra o ator chorando enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia.
O ator e a produção do filme ainda não se pronunciaram sobre a tragédia. A produção do filme foi paralisada, e testemunhas estão sendo interrogadas.
Alec Baldwin nos bastidores da gravação de 'Rust' — Foto: Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta

Alec Baldwin nos bastidores da gravação de ‘Rust’ — Foto: Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta

6. Como ocorreram os disparos e quantos foram?
7. A diretora de arte morreu na hora ou chegou a ser socorrida?
Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi levado de ambulância ao centro médico Regional Christus St. Vincent, com ferimentos no ombro.

 

Fonte: AFP

 

“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Compromisso com a Verdade, esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.