ABAYOMI: Instituição celebra seus 11 anos e homenageia Lideranças

Em comemoração aos 11 anos de existência, a Instituição Entidade Abayomi vai homenagear personalidades ilustres com uma placa, em uma ação afirmativa solene, na manhã deste sábado, 4, às 9h, no Espaço Radagami, no bairro Simões Filho I, em Simões Filho, como retribuição da entidade em agradecimento à contribuição destas figuras importantes na luta pelo ensino da cultura negra, contra o racismo e pelo papel na manutenção e respeito à cultura afro-brasileira, à cidadania e aos direitos humanos.

A iniciativa de entrega da honraria é da Influencer Digital e Coordenadora Geral da Instituição Entidade Abayomi, Mel Girassol. “É uma honraria que criei pelo entendimento de que os homenageados têm contribuído com serviços prestados, importantíssimos para Simões Filho, onde a maioria da população é negra e vive cotidianamente uma batalha incessante contra o racismo e contra as desigualdades sociais”, destacou Mel.

Segundo Mel Girassol, os homenageados vem ao longo dos anos prestando valorosa contribuição na luta antirracista e contra o ódio, utilizando-se de diversos meios de formação e de canais de comunicação, inclusive das redes sociais, para alcançar tais objetivos. “São pessoas importantes que, assim como a maioria de nós negros, permanece firme com os seus propósitos, e em sua luta pelos direitos humanos, contra o racismo e o racismo religioso, e de cidadania para o povo negro e para as religiões de matriz africana mesmo em meio a tantas adversidades”, disse.

O evento, aberto ao público, tem por intuito valorizar e reconhecer pessoas importantes que colaboram e colaboraram para a valorização e reconhecimento da cultura negra local.

ABAYOMI

Fundado em 2 de março de 2012, com a missão de valorizar a cultura negra e combater o racismo, a Instituição Abayomi é
uma organização sem fins lucrativos, com atuação ativa e direta, que usa como base a Cultura Afro-Brasileira e Afrodescendente. A entidade é composta por negros e negras com o intuito principal de visibilizar temas voltados à promoção dos direitos humanos de pessoas negras, com recorte especial para o direito à conscientização através do ensino da cultura negra, a partir de um olhar afrocentrado.
A instituição é dívida por núcleos de atendimento social, onde o principal objetivo é o combate a vulnerabilidade social, para tem conta o o núcleo Ajeum onde é ocorre doações de cestas básicas, leites, kits bebês, sacolão se verduras e vários outros tipos de alimentos.

Muito bem aceita pela comunidade simõesfilhense, principalmente, entre as camadas sociais menos favorecidas, a Abayomi promove a formação do cidadão potencializada por meio da cultura através das aulas praticas-teóricas de arte, de Dança Afro (Afro-brasileiro, Dance Ragga Hall, Capoeira, Hip Hop, Coral Black do curso de formação em Agentes, Coreógrafos, Bailarinos, Capoeiristas, Arte-Educadores e Multiplicadores Culturais) e da música, em razão da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores e conflitos sociais, que visam combater através da linguagem sociocultural a violência demasiada entre os jovens munícipes, a exclusão social, a evasão escolar, gravidez precoce e assim, o risco social.

Através destes projetos, a Abayomi visa atingir direta e indiretamente 65% dos jovens munícipes ao decorrer de cada ano, fortalecendo assim os valores éticos nas relações, que são fundamentais para a construção de uma sociedade democrática, onde o educando(a) é preparado para respeitar as crenças religiosas, condição sexual e descendência racial. Abayomi é, acima de tudo, a ligação da cultura interna de cada ser, para consigo mesmo, o reconhecimento da sua estética, sem as desnecessidades agressivas impostas pela sociedade. O objetivo central é sim, não só a formação cultural, mas a do ser humano, capaz de respeitar as diferenças, entender que convive em um país pluricultural, onde o diferente não é ofensivo, mas sim, diferente, apenas diferente. Ensinar exige o reconhecimento da identidade cultural, como também entender que, não é apenas, transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a existência do autodidata.

Serviço:


O quê: Comemoração dos 11 anos da Instituição Entidade Abayomi com entrega de placa em homenagem a personalidades ilustres


Onde: Espaço da Festa Radagami, Rua G Proximo à ladeira do bar do Lula, no bairro Simões Filho I


Data: 4 de março de 2023


Horário: às 9h


Aberto ao público .


Mais Informações com Mel Girassol:

(71) 99963-9894 – Instagram: @melgirassol.oficial

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.