Simões Filho: Censo -2023, dados indicam declínio populacional, é necessário repensar e planejar as próximas décadas…
Simões Filho: Censo, 2023, Simões Filho Bahia, Região Metropolitana de Salvador, registra uma queda de -3,05% na população nos últimos 10 anos. Esse declínio populacional é resultado do alto índice de violência, da falta de geração de emprego e renda, bem como da infraestrutura e do planejamento urbano inadequados.
A cidade de Simões Filho tem enfrentado desafios impressionantes que afetaram seu crescimento populacional. A elevada taxa de crescimento desordenado, falta de investimentos em bairros periféricos, torna-se o cenário ideal à de violência, principalmente contra as mulheres e tem gerado insegurança.
É fundamental que as autoridades municipais e os órgãos competentes adotem medidas efetivas para reverter essa tendência de queda populacional. Investimentos em segurança, geração de emprego, políticas públicas para juventude, melhoria das condições de emprego, renda, moradia e educação.
É necessário promover a diversificação da economia local, incentivar o planejamento urbano que deve ser repensado, visando um desenvolvimento sustentável e ordenado da cidade.
Conforme as diretrizes constantes na LEI 995/2016, tantas vezes alteradas e sem aplicabilidade onde foram inclusas as criações de ZR – Zonas Residenciais bem estruturadas, com acesso a serviços e comércio, além de áreas destinadas a atividades industriais e comerciais. A implantação de políticas de preservação ambiental também é fundamental, visando evitar a ocorrências de fatos, tais como ocorrido, na Coroa da Lagoa / César Borges, expondo o meio ambiente e a população à condições adversas.
É importante ressaltar que a reversão desse cenário requer ação imediata e compromisso, desta gestão, dita, Boa Terra Boa Gente, em uma agenda de crescimento que incluam, sem mudanças de rumos, as próximas administrações municipais. Pois, uma importante cidade do perímetro da RMS _ Região Metropolitana de Salvador, apresentar pífio crescimento econômico, aliada à diminuição da sua população é um claro indicativo, trazido pelo Censo – 2023, que urge Repensar Simões Filho, para os próximos 30 anos à frente…
Foto: Daday Viana
“O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.
Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.
Precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.”